segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ativ_3 Socializando Experiência com Projeto

Em nossa escola Emílio Tarragô, os alunos dos 1ºe2ºanos participaram de um projeto sobre "MAR, A BELEZA E OS MISTÉRIOS DE SUA FAUNA" coordenados pelas professoras Jacqueline Grechi e Lúcia Quadros. O objetivo geral do projeto era fazer com que os alunos tivessem conhecimentos básicos sobre a fauna de nossa região e a vida marinha, despertando o cuidado com a preservação das espécies.
Através do projeto os alunos obtivera um conhecimento científico contextualizado com a vida da comunidade em que estão inseridos; poderam observar a alimentação dos diferentes animais, suas características físicas, hábitos e habitat. Analisaram as paisagens o clima e o relevo. Concomitantemente despertaram para a necessidade da preservação do meio ambiente e das espécies, pois elas são fonte de renda para muitas pessoas da comunidade.
Desta forma foram capazes de estabelecer relações entre a vida dos moradores e o conhecimento adquirido. Vários procedimentos foram adotados ao longo do projeto, tais como: pesquisas em livros, jornais, revistas, internet, vídeos, passeios à beira mar, viagem ao CECLIMAR(Centro de Estudos Marinhos), entrevistas com moradores e pescadores, elaboração de um portfólio coletivo e um seminário de apresentação do projeto.
As tecnologias estiveram totalmente integradas ao desenvovimento do projeto aguçando a curiosidade e ampliando o conhecimento dos alunos. Mesmo sendo crianças em fase de alfabetização, usaram o Computador e a Internet para pesquisar e digitar nomes dos animais e diferentes objetos que encontravam nas saídas de campo, para posteriormente usar no portfólio coletivo.

Nenhum comentário: