quarta-feira, 22 de outubro de 2008

As sereias do ensino eletrônico

Texto de Paulo Blikstein e Marcelo Knörich Zuffo:
...Em nossas escolas, qual seria o uso mais revolucionário das tecnologias? Aqueles em que os alunos seguem receitas passo-a-passo ou quando empreendem projetos pelos quais são interessados e apaixonados, fora dos estritos regulamentos de conduta e comportamento?

...A educação como um instrumento delibertação, de engrandecimento da condição humana, de descoberta de nossas potencialidades – e da tecnologia como grande fio condutor deste processo de mudança.

...Apesar da implosão da bolha da Internet ter evidenciado os exageros daquela época,
nossa empolgação naqueles anos dourados tem um sentido positivo. Quantos de nós não
tivemos uma grande idéia para um site? Quantos não passaram noites em claro, imaginando um grande projeto? Isso mostra que, quando percebemos a luz da oportunidade, nosso espírito criativo e empreendedor renasce. É exatamente isso que devemos cultivar na educação, seja on-line ou presencial: esse brilho nos olhos, que se vê em crianças e adultos quando vislumbram a possibilidade de atuar no mundo, empreender projetos, melhorar a vida das pessoas, imaginar o que não existe, subverter a ordem, construir, destruir e reconstruir.
Que cantem, as sereias: a única educação que faz sentido é a que nos faz mudar o mundo.

Um texto muito interessante para ser lido na íntegra e refletido tanto por educadores como por educandos.

Nenhum comentário: